A CVC Capital Partners confirmou que vai investir 1.5 bilhão de euros nos clubes da Ligue 1, primeira divisão do futebol da França. Os clubes da segunda divisão (Ligue 2) concordaram com o investimento. O montante corresponde a 13% de participação na Liga de Futebol Profissional (LFP).
A CVC venceu a concorrência contra Silver Laje, Hellman & Friedman e Oaktree Capital e Silver Lake e aumentou o seu grande portfólio de investimentos esportivos (que inclui outros esportes como rúgbi, críquete e vôlei).
Ainda não foram divulgados detalhes sobre como esse valor será distribuído entre os clubes da Ligue 1. O montante total será pago em parcelas consecutivas nas próximas temporadas. A primeira parcela desse monte será de 600 milhões de euros, em julho.
Rumores apontam que somente o PSG (maior clube francês) receberia 200 milhões do total de 1.5 bilhão de euros. O Lyon e o Olympique de Marselha ficariam com 90 milhões, enquanto o times como Rennes, Nice e Lille receberiam 80 milhões cada um.
Parte do valor investido pela CVC (170 milhões de euros) será destinado para quitar um empréstimo que a Liga obteve junto ao governo francês no auge da pandemia e 100 milhões serão destinados a um fundo de reserva. De acordo com notícias publicadas por alguns jornais franceses, o acordo deve ser formalizado na Assembleia Geral da LFP.